SEJA DIZIMISTA!
DÍZIMO: PARTILHA, AMOR, FÉ E DOAÇÃO
DEVOLVER O DÍZIMO É DAR UM POUCO DO CORAÇÃO
A Igreja é a Família de Deus. Família que nasce da fé, que se alimenta da oração, que se expande na caridade. Um por todos e todos por um. Família unida onde todos se ajudam: na proclamação da Fé pelos bons exemplos, na alegria de se reunir em oração, na caridade que leva a repartir os bens com os necessitados e cuidar das necessidades da igreja.
A experiência mostra isso: quanto mais uma comunidade compreende e procura ser de fato Família de Deus, mais feliz ela é. Mais amor ela tem no coração.
Vamos de maneira simples responder a algumas perguntas sobre o dízimo:
- O QUE É? COMO SE OFERECE? POR QUE?
Dízimo é o 5º mandamento da Igreja: "Pagar o dízimo segundo o costume".
Que "costume" é esse de que se fala no mandamento da Igreja?
Em primeiro lugar, é costume Bíblico, Deus mesmo pediu que seu povo o fizesse. Veja o que Deus fala através do profeta Malaquias:
"Pagai integralmente os dízimos ao tesouro do templo, para que haja alimento em minha casa. Fazei a experiência, diz o Senhor dos exércitos, e vereis e se não vos abro os reservatórios do cé e se não derramo minha bênção sobre vós, muito além do necessário". (Mal. 3,10)
OUTROS TEXTOS DA BÍBLIA : Levítico 27,30-32; Gênesis 14,20; Gênesis 28,20-22; Números 18,21-13; Deuteronômio 16,16-17; Eclesiástico 35,11; Mateus 23,23.
QUAL O "COSTUME" HOJE?
O costume atual na Igreja do Brasil é, na verdade, pagar o dízimo conforme as possibilidades de cada um. Sugeriu-se o centésimo, isto é, a oferta da centésima parte dos vencimentos. assim, quem recebe, por exemplo R$1.000,00 (mil reais) ofertaria R$10,00 (dez reais). Deste modo, cada membro da Igreja colabora na proporção de suas posses; com a mesma quota de sacrifício. O absoluto respeito a essa proporcionalidade aprofunda os laços de união e faz com que todos os cristãos se sintam igualmente responsáveis, verdadeiros irmãos, membros ativos de uma só Família.
Mas enfim:
O QUE É O DÍZIMO E PARA QUE SERVE?Dízimo é uma palavra bíblica para indicar a contribuição sagrada que os verdadeiros cristãos fazem para a manutenção do Culto Divino e de tudo que a Comunidade Paroquial precisa. É um gesto material, porém, impregnado de sentido espiritual. A igreja não impõe, mas quer aos poucos que os fieis sintam a Igreja como sua e se responsabilizem por ela e por suas obras e atividades, enfim por suas responsabilidades pastorais. DÍZIMO é um compromisso moral com Deus porque Ele é nosso Pai e Dono de todas as coisas. Tanto, que Ele mesmo diz através do Profeta Isaías: “Tudo isso é eu” (Isaías 66,2).DÍZIMO também é um compromisso moral com a Comunidade, porque nela vivemos a nossa vida divina. O cristão que ama a Deus e vive com sinceridade sua fé, sabe que o Dízimo não é esmola. “Pagar o Dízimo segundo o costume” é um mandamento. Uma expressão de fé.Nunca devemos esquecer este pensamento: "pelo Dízimo nós expressamos a nossa união com Deus e com a Comunidade. Mostramos que amamos a Deus, obedecemos com alegria a seus mandamentos e retribuimos, de coração agradecido, o amor que Ele tem por nós. Mostramos também que somos irmãos, membros da Família de Deus, que temos interesse por todos.
COMO DEVE SER NOSSA CONTRIBUIÇÃO DO DÍZIMO?O cristão maduro, reconciliado com Deus, consigo mesmo e com os irmãos, vive alegre, de consciência tranquila. A fé que pratica, a caridade que faz, os mandamentos que segue, nascem de uma entrega espontânea, livre como a respiração. Para ele, Deus não é um fiscal, mas o Pai amoroso. Viver unido aos irmãos, segundo a vontade de Deus, é a razão secreta da sua felicidade. Quando contribui com o Dízimo, ele sabe que sua oferta e VOLUNTÁRIA: porque o amor não tem lei, e Deus ama a quem dá com alegria; é GEdNEROSA: porque a gratidão não tem "PAGA". A gente dá de acordo com aquilo que nossas mãos ganharam(Ecl. 35,11); é CONSCIENCIOSA: porque Deus lê no coração. Quem sonega o Dízimo, ainda não tomou consciência das Bençãos que o Senhor realiza em sua vida.