DIZIMO - PARTILHA E GRATIDÃO

SEJA DIZIMISTA!

DÍZIMO: PARTILHA, AMOR, FÉ E DOAÇÃO

DEVOLVER O DÍZIMO É DAR UM POUCO DO CORAÇÃO

dizimo 

A Igreja é a Família de Deus. Família que nasce da fé, que se alimenta da oração, que se expande na caridade. Um por todos e todos por um. Família unida onde todos se ajudam: na proclamação da Fé pelos bons exemplos, na alegria de se reunir em oração, na caridade que leva a repartir os bens com os necessitados e cuidar das necessidades da igreja.

A experiência mostra isso: quanto mais uma comunidade compreende e procura ser de fato Família de Deus, mais feliz ela é. Mais amor ela tem no coração.

Vamos de maneira simples responder a algumas perguntas sobre o dízimo:

  1. O QUE É? COMO SE OFERECE? POR QUE?

Dízimo é o 5º mandamento da Igreja: "Pagar o dízimo segundo o costume". 

Que "costume" é esse de que se fala no mandamento da Igreja?

Em primeiro lugar, é costume Bíblico, Deus mesmo pediu que seu povo o fizesse. Veja o que Deus fala através do profeta Malaquias: 

     "Pagai integralmente os dízimos ao tesouro do templo, para que haja alimento em minha casa. Fazei a experiência, diz o Senhor dos exércitos, e vereis e se não vos abro os reservatórios do cé e se não derramo minha bênção sobre vós, muito além do necessário". (Mal. 3,10) 

dizimo

OUTROS TEXTOS DA BÍBLIA : Levítico 27,30-32; Gênesis 14,20; Gênesis 28,20-22; Números 18,21-13; Deuteronômio 16,16-17; Eclesiástico 35,11; Mateus 23,23. 

QUAL O "COSTUME" HOJE?

        O costume atual na Igreja do Brasil é, na verdade, pagar o dízimo conforme as possibilidades de cada um. Sugeriu-se o centésimo, isto é, a oferta da centésima parte dos vencimentos. assim, quem recebe, por exemplo R$1.000,00 (mil reais) ofertaria R$10,00 (dez reais). Deste modo, cada membro da Igreja colabora na proporção de suas posses; com a mesma quota de sacrifício. O absoluto respeito a essa proporcionalidade aprofunda os laços de união e faz com que todos os cristãos se sintam igualmente responsáveis, verdadeiros irmãos, membros ativos de uma só Família. 

Mas enfim:

O QUE É O DÍZIMO E PARA QUE SERVE?
Dízimo é uma palavra bíblica para indicar a contribuição sagrada que os verdadeiros cristãos fazem para a manutenção do Culto Divino e de tudo que a Comunidade Paroquial precisa. É um gesto material, porém, impregnado de sentido espiritual. 
A igreja não impõe, mas quer aos poucos que os fieis sintam a Igreja como sua e se responsabilizem por ela e por suas obras e atividades, enfim por suas responsabilidades pastorais. 
 
DÍZIMO é um compromisso moral com Deus porque Ele é nosso Pai e Dono de todas as coisas. Tanto, que Ele mesmo diz através do Profeta Isaías: “Tudo isso é eu” (Isaías 66,2).
DÍZIMO também é um compromisso moral com a Comunidade, porque nela vivemos a nossa vida divina. 
O cristão que ama a Deus e vive com sinceridade sua fé, sabe que o Dízimo não é esmola. “Pagar o Dízimo segundo o costume” é um mandamento. Uma expressão de fé.

Nunca devemos esquecer este pensamento: "pelo Dízimo nós expressamos a nossa união com Deus e com a Comunidade. Mostramos que amamos a Deus, obedecemos com alegria a seus mandamentos e retribuimos, de coração agradecido, o amor que Ele tem por nós. Mostramos também que somos irmãos, membros da Família de Deus, que temos interesse por todos.


COMO DEVE SER NOSSA CONTRIBUIÇÃO DO DÍZIMO?
O cristão maduro, reconciliado com Deus, consigo mesmo e com os irmãos, vive alegre, de consciência tranquila. A fé que pratica, a caridade que faz, os mandamentos que segue, nascem de uma entrega espontânea, livre como a respiração. Para ele, Deus não é um fiscal, mas o Pai amoroso. Viver unido aos irmãos, segundo a vontade de Deus, é a razão secreta da sua felicidade. 
Quando contribui com o Dízimo, ele sabe que sua oferta e VOLUNTÁRIA: porque o amor não tem lei, e Deus ama a quem dá com alegria; é GEdNEROSA: porque a gratidão não tem "PAGA". A gente dá de acordo com aquilo que nossas mãos ganharam(Ecl. 35,11); é CONSCIENCIOSA: porque Deus lê no coração. Quem sonega o Dízimo, ainda não tomou consciência das Bençãos que o Senhor realiza em sua vida.