APOSTOLADO DA ORAÇÃO
O Apostolado da Oração nasceu numa casa de estudos da Companhia de Jesus, em Vals, perto de Le Puy, na França.
No dia da festa de S. Francisco Xavier, em 1844, o Pe. Francisco Xavier Gautrelet, S.J. explicou a um grupo de estudantes, animados de zelo pelas almas, como as orações e sacrifícios poderiam levar preciosíssimo auxílio àqueles que trabalhavam já na seara do Senhor.
As ideias propostas naquela exortação espiritual - que deram origem ao Apostolado da Oração - foram imediatamente concretizadas por aqueles jovens, dentro do Colégio; divulgadas, depois, por alguns sacerdotes nas regiões vizinhas, em breve se tornaram conhecidas em toda a França, e não tardaram a ser levadas às outras nações.
Para difundir estas ideias, o Pe. Gautrelet sugeriu uma pequena organização, que levou o nome de "Apostolado da Oração". Foi aprovada pelo Bispo de Le Puy, e o Papa Pio IX concedeu-lhe, em 1849, as primeiras indulgências. Mas a divulgação do Apostolado da Oração no mundo deve-se sobretudo, ao Pe. Henrique Ramière, S.J. Foi ele o grande organizador e promotor do AO.
Em 1861, começou a publicação da revista mensal intitulada " Mensageiro do Coração de Jesus", que rapidamente se difundiu em todas as nações. Quando Pe. Henrique morreu, em 1883, o AO contava no mundo todo com 35.600 centros com mais de 13 milhões de associados.